[space]

[/space]

[two_third valign=”top” animation=”none”]

Sobre o trio Jogando Tango

O trio Jogando Tango nasceu do encontro de dois brasileiros: Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), e um argentino radicado no Brasil, Juan Pablo Ferrero (violão). O grupo nasceu do desejo dos três de se aprofundarem no universo da música argentina e difundí-la aqui no Brasil. Em seu primeiro trabalho, “Hecho a Mano” (2011), pesquisaram a música de Buenos Aires: o tango, a valsa e a milonga. A partir daí, começaram a olhar para a música do interior do país, até chegarem à fronteira entre Argentina e Brasil. Descobriram neste processo que os dois países vizinhos têm muito mais afinidades do que se imagina, apesar da diferença idiomática.

O trio já se apresentou em Viradas Culturais, diversas unidades do SESC do estado de São Paulo e capital, além de importantes espaços culturais da capital, como Memorial da America Latina, Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Fundação Emma Klabin, Auditório do MASP. Representou o tango paulista nos festivais de Amparo, Corumbá (Festival da América do Sul) e no 28º Festival de Tango de La Falda, em Córdoba, Argentina, onde já se apresentaram grandes mestres como Osvaldo Pugliese, Horácio Salgán, Mariano Mores, Astor Piazzolla, entre outros.

Jogando Tango fez parte do coletivo brasileiro de tango “El Arrastre”, ao lado da orquestra típica De Puro Guapos e do Quinteto Café Tango. Juntos gravaram um DVD documentário lançado em 2010 e promoveram o I Festival Internacional de Tango de La Falda, em 2011, sediado no Memorial da America Latina, SP.

Em 2011, o grupo participou do Sesc Instrumental, gravado no Sesc Consolação, e se apresentou na série Conexión Latina, no Memorial da América Latina, ao lado de Wagner Tiso. Em 2012, Jogando Tango ganhou o Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos, apresentando-se em 9 instituições públicas de ensino da cidade de São Paulo, e foi aprovado no edital do SESI de Circulação de shows pelo interior de São Paulo. Em 2013, foi aprovado no edital do SESI Arte-Educação, circulando com o concerto didático “Onde Está a Fronteira” por unidades escolares do SESI no interior de São Paulo.

[/two_third]

[one_third_last valign=”top” animation=”none”]

Vídeos de Jogando Tango

Jogando Tango no Facebook

[/one_third_last]

Comentários