Projeto Coisa Fina – Homenagem ao maestro Moacir Santos

  1. Projeto Coisa Fina

Com sua apurada fusão de sonoridades africanas, harmonias jazzísticas e espírito nordestino, Moacir Santos foi um dos maiores compositores e arranjadores da música instrumental brasileira.
Agora, 45 anos depois do lançamento de seu essencial primeiro disco, “Coisas”, 13 jovens músicos da cidade de São Paulo se juntaram para recriar seus arranjos orquestrais na big band Projeto Coisa Fina, que acaba de lançar o primeiro disco.
Além de todo o mérito da ideia, realização e homenagem (e dos ativismos praticados pelo coletivo Movimento Elefantes, que o conjunto integra), o Coisa Fina se destaca porque se reveste de sensibilidade e admiração pelo opus de Moacir.
Recuperando arranjos originais de peças pouco óbvias do compositor, como “Bluishmen” e “Maracatucutê”, a pequena orquestra amplia o entendimento do universo de Moacir, inclusive com composições dos próprios membros.
Há também a primeira indicação de novos caminhos para a big band: “Quintessência”, do saxofonista de samba-jazz J.T. Meirelles.

Projeto Coisa Fina recria CD essencial de Moacir Santos
RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0209201022.htm

http://www.tratore.com.br/um_cd.php?id=5314

Comentários
Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *